Sustentabilidade: como descartar corretamente cartuchos e toners usados

Especialmente no mundo corporativo, um ponto importante a considerarmos é o impacto ambiental das nossas atividades. Não somente a respeito do consumo de papel, mas também dos suprimentos utilizados. Caso não sejam descartados corretamente, cartuchos e toners de impressoras usados podem ocasionar diversos danos à natureza. Aprenda a seguir os métodos mais adequados para sua empresa fazer o descarte destes materiais.

  1. Cartuchos e toners usados não devem ser descartados no lixo comum. Eles podem conter resíduos de tinta líquida ou em pó que poluem e contaminam o meio ambiente.
  2. Caso faça o descarte nas lixeiras de coleta seletiva, a vermelha é a mais adequada já que a principal composição dos cartuchos é plástico. Embale o cartucho vazio em jornal ou plástico bolha para evitar que restos de tinta vazem.
  3. Informe-se na prefeitura de sua cidade sobre empresas locais especializadas na coleta deste tipo de material.
  4. Algumas marcas oferecem serviços de retorno ou coleta de cartuchos usados de forma mais adequada. Conheça a política de reciclagem de alguns de nossos fabricantes parceiros e faça uso desta solução gratuita e segura.

Okidata

A Okidata possui o Programa de Sustentabilidade OKI, que recolhe os cartuchos vazios nos clientes e encaminha para o descarte dentro das normas ambientais. É necessário fazer a adesão ao programa através do portal eletrônico: http://www.sustentabilidadeoki.com.br/.

Epson

A Epson oferece o Programa de Coleta de equipamentos e consumíveis, proporcionando um destino ambientalmente correto a estes materiais fabricados pela marca. São mais de 110 lojas, em 26 estados, responsáveis por receber cartuchos, garrafas de tinta, fitas matriciais usadas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos obsoletos. Saiba mais em: https://epson.com.br/reciclagem-programa-de-coleta.

Tão importante quanto realizar o descarte correto dos cartuchos e toners usados, é fazer uso destes materiais com consciência. Implemente em sua empresa esta política e busque formas de economizar, por exemplo utilizando os dois lados do papel quando possível, enviando mais e-mails ou simplesmente imprimindo apenas documentos estritamente necessários.

O meio ambiente agradece!

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: