Especialmente no mundo corporativo, um ponto importante a considerarmos é o impacto ambiental das nossas atividades. Não somente a respeito do consumo de papel, mas também dos suprimentos utilizados. Caso não sejam descartados corretamente, cartuchos e toners de impressoras usados podem ocasionar diversos danos à natureza. Aprenda a seguir os métodos mais adequados para sua empresa fazer o descarte destes materiais.
- Cartuchos e toners usados não devem ser descartados no lixo comum. Eles podem conter resíduos de tinta líquida ou em pó que poluem e contaminam o meio ambiente.
- Caso faça o descarte nas lixeiras de coleta seletiva, a vermelha é a mais adequada já que a principal composição dos cartuchos é plástico. Embale o cartucho vazio em jornal ou plástico bolha para evitar que restos de tinta vazem.
- Informe-se na prefeitura de sua cidade sobre empresas locais especializadas na coleta deste tipo de material.
- Algumas marcas oferecem serviços de retorno ou coleta de cartuchos usados de forma mais adequada. Conheça a política de reciclagem de alguns de nossos fabricantes parceiros e faça uso desta solução gratuita e segura.
Okidata
A Okidata possui o Programa de Sustentabilidade OKI, que recolhe os cartuchos vazios nos clientes e encaminha para o descarte dentro das normas ambientais. É necessário fazer a adesão ao programa através do portal eletrônico: http://www.sustentabilidadeoki.com.br/.
Epson
A Epson oferece o Programa de Coleta de equipamentos e consumíveis, proporcionando um destino ambientalmente correto a estes materiais fabricados pela marca. São mais de 110 lojas, em 26 estados, responsáveis por receber cartuchos, garrafas de tinta, fitas matriciais usadas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos obsoletos. Saiba mais em: https://epson.com.br/reciclagem-programa-de-coleta.
Tão importante quanto realizar o descarte correto dos cartuchos e toners usados, é fazer uso destes materiais com consciência. Implemente em sua empresa esta política e busque formas de economizar, por exemplo utilizando os dois lados do papel quando possível, enviando mais e-mails ou simplesmente imprimindo apenas documentos estritamente necessários.