HP: Impacto Sustentável no planeta, nas pessoas e nas comunidades

A HP é reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo. A companhia tem o compromisso de desenvolver e fornecer um portfólio de produtos ambientalmente sustentáveis, melhorando assim a sustentabilidade de suas operações globais e fazendo parcerias com redes de fornecedores para reduzir o seu impacto ambiental.

Causar Impacto Sustentável está no coração da sua jornada de reinvenção – e impulsiona os seus esforços em inovação e crescimento, fortalecendo ainda mais o negócio para o longo prazo.

Em 2018, a HP foi eleita pela quinta vez uma das melhores empresas do setor de eletroeletrônicos pelo Guia EXAME de Sustentabilidade e também, em 2016 e 2017, considerada a melhor empresa na categoria Gestão de Resíduos. Além deste importante reconhecimento, entre outros, a companhia foi finalista do prêmio global The Circulars 2018, que reconhece as empresas que usam a tecnologia para possibilitar a economia circular. Saiba mais sobre esses e outros prêmios da HP

De acordo com o Relatório de Impacto Sustentável HP 2017, o Impacto Sustentável foi um importante diferencial para a obtenção de mais de US$ 700 milhões em novos negócios e um crescimento de 38% nas propostas de vendas com requisitos de sustentabilidade em relação ao ano anterior.

As ações em sustentabilidade da HP estão alicerçadas em três pilares:

Planeta

A HP está reinventando a maneira como os seus produtos são projetados, fabricados, reciclados e reinseridos na cadeia produtiva mudando o seu modelo de negócios e operações para uma economia mais eficiente, circular e com baixas emissão de carbono.

O aumento do uso do plástico reciclado pós-consumo, a produção de impressora e outros eletrônicos reciclados e tintas à base de água para impressão segura de embalagens de alimentos são alguns dos muitos exemplos de ações implementadas pela HP para projetar e oferecer um portfólio mais ambientalmente sustentável.

Além disso, a empresa fornece programas de devolução em 74 países e territórios em todo o mundo por meio de uma rede global de fornecedores de reutilização e reciclagem. Isso garante que os materiais sejam adequadamente reaproveitados ao final da vida útil. Desde o começo de 2016, mais de 271.400 toneladas de hardware e suprimentos foram reciclados.

Pessoas

Cadeias de suprimentos éticas, sustentáveis e resilientes. Estes são os pilares de atuação da HP quando se pensa em diversidade, inclusão social e meio ambiente.

A HP trabalha para reinventar o padrão para a diversidade e inclusão em seu setor e promover o progresso a partir do topo. O seu conselho administrativo é um dor mais diversificados do que qualquer empresa de tecnologia dos Estados Unidos: atualmente as mulheres representam 27,9% dos vice-presidentes e 28,3% dos diretores da empresa. Um crescimento de 6,5% no número de mulheres em liderança, desde 2015. Além disso, há também uma grande presença de colaboradoras do sexo feminino nas funções técnicas e globais da companhia.

Outra linha de atuação da HP é trabalhar com os fornecedores para proteger e capacitar todos os trabalhadores da cadeia de suprimentos. Em 2017, 119.900 trabalhadores de fábricas de fornecedores participaram de 15 programas em 14 fábricas em três países.

De acordo com os seus princípios, a companhia insiste para que os trabalhadores em sua cadeia de suprimentos tenham tratamento justo, condições de trabalho seguras e empregos de sua livre escolha.

Comunidade

A meta da HP é viabilizar resultados de aprendizagem melhores para 100 milhões de pessoas até 2025. A companhia faz parcerias para oferecer aprendizado de qualidade para milhões, incluindo refugiados e desabrigados, e esse trabalho somente é possível através da tecnologia. 14,5 milhões de estudantes, incluindo adultos, já se beneficiaram com programas de educação da HP desde o início de 2015.

Milhões de dólares já foram doados pela companhia para auxiliar na prevenção de catástrofes, assistência e esforços para recuperação de comunidades.

Envolvimento dos funcionários: US$ 1,7 milhão foram doados por mais de 5.000 funcionários por meio do programa HP Inspires Giving, e a HP contabiliza também mais de 89.000 horas de dedicação de voluntários locais em 2017.

Avançando em direção a economia circular no Brasil

A HP está presente no Brasil há mais de 50 anos e possui operações fabris substanciais. Por isso a necessidade de inovar em soluções para a reciclagem, conectando as iniciativas de sustentabilidade globais às operações de manufatura local, passou a ser fundamental para impulsionar nosso progresso em direção a economia circular.

Unificar, em uma mesma planta, parte dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, fabricação, centro de distribuição e reciclagem de nossos produtos está diretamente atrelado à estratégia de gestão de ponta a ponta das operações e ao desenvolvimento de um Ecossistema de Economia Circular único encontrado no país.

O programa de economia circular possui três iniciativas no Brasil:

1) HP Planet Partners – Programa de Logística Reversa e Reciclagem da HP: O programa HP Planet Parners no Brasil existe desde 2008, coletando de forma gratuita e conveniente em todo país equipamentos, suprimentos de impressão e acessórios HP em fim de vida útil, permitindo a reinserção de materiais reciclados em novos produtos HP. O programa conta com mais de 400 pontos de coleta em canais parceiros da HP, e este ano uniu-se a Green Eletron, uma iniciativa de logística reversa coletiva voltada ao atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Recolhemos e reciclamos mais de 3,5 mil toneladas de produtos HP em final de vida útil nos últimos 5 anos e conseguimos reinserir matéria-prima reciclada em mais de 7,7 milhões de novos produtos HP manufaturados no país.

2) Programa Zero Waste: criado em 2013, o programa desenvolve diversas iniciativas junto a mais de 20 parceiros com o objetivo de reutilizar, reciclar e transformar resíduos gerados no processo produtivo. Entre 2015 e 2017 foram reutilizados mais de 113 mil pallets de madeira, ajudando a preservar cerca de 7,5 mil árvores. Além disso, no último ano a HP economizou mais de 680 mil caixas de papelão com a iniciativa Free Packaging, que otimiza o transporte de materiais na linha de produção.

3) SmartWaste: O projeto Smartwaste proporciona soluções de reciclagem de forma mais rápida e eficaz. A tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) é utilizada em todos os produtos HP fabricados no Brasil. Isso permite coletar informações no final de vida útil, ajudando a determinar por quanto tempo os produtos foram usados e como os materiais retornados podem ser reutilizados e reciclados com maior eficiência.

Para saber mais sobre o Programa de Sustentabilidade da HP Brasil acesse: www.hp.com.br/sustentabilidade.

E para reciclar de maneira fácil e gratuita: www.hp.com.br/reciclar

Mais informações em:

Sumário Executivo do Relatório de Impacto Sustentável 2017 em português
Relatório de Impacto Sustentável Completo 2017 em inglês

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: